dezembro 18, 2017

A magia do Natal em Óbidos

















Hoje trago-vos uma publicação muito especial. Porque se trata de uma publicação colectiva, (algo novo aqui no cantinho) e porque o assunto é o Natal e a magia de uma vila que me é muito querida. Óbidos!

Já não é novidade nenhuma esta minha paixão por aquela bonita vila medieval, como podem ver aqui, pelo que, quando nos foi proposto este desafio, o meu coração pulou de alegria, a minha alma rejubilou e eu disse logo que sim. Que contassem comigo. Óbvio (para mim), que iria participar e escrever sobre a minha querida e tão calcorreada Óbidos. Se há um lugar mágico ao cimo da terra, é aquele. Eu diria mesmo que o Pai Natal, se não tivesse nascido na Lapónia, era dali.  

Para quem não sabe, Óbidos situa-se no distrito de Leiria e fica a uns 12 ou 13 km de distância da praia e a 84 de Lisboa (de carro). Em 2007  foi considerada uma das 7 maravilhas de Portugal e o seu castelo o segundo monumento mais relevante do património arquitectónico do país.  E em 2015 eleita cidade literária pela Unesco. 







Quem quiser, pode também visitar a Vila Natal, parque temático e grande atracção nesta época do ano. 











Peguem nas vossas crianças e na paciência e vão com tempo, muito tempo aviso já e é se querem dar por bem empregues os euros gastos. Se vão só com a intenção de ir dar uma volta, esqueçam. Lá dentro não é para andar a ver montras. Ali vive-se, brinca-se, tira-se fotos…ou então é melhor ficar cá fora! É só um conselho. Se possível, levem também a vossa criança interior (se é que não a mataram já, no decorrer da vida).

Não façam como eu, que entrei sozinha e nem a uma luta de cotonetes gigantes tive direito, ou a servir de modelo para as milhentas fotos que se podem tirar lá dentro. Limitei-me a dar uma volta apressada e a fotografar cenários e alguns (muitos) figurinos que atravessavam distraídos na frente dos meus cliques. Ainda pensei dar a face às pinturas, mas a clientela era vasta e o meu tempo tão curto, que nem dava para desenhar a asa de uma borboleta.

Que falta me fez a minha gente!




Jogos existem com fartura, onde não falta a pista de gelo, um simulador de realidade virtual, shows de palco e muito, muito mais! 





























Se não quiserem entrar, podem sempre ficar pelo passeio nas ruas (que vale sempre a pena), beber uma ginjinha em copo de chocolate (típico dali), ou entrar nas lojinhas de comércio local.


Nós, sim nós, porque lá fora tive a companhia do marido, ainda fizemos o gosto ao dente, mesmo em cima do muro, com a bela da castanha assada. Quentes e boas. 



























E porque se traga de uma “Tag”, não podiam faltar as perguntas e respostas propostas ao grupo, em que ficarão a conhecer um pouco mais de mim: 

1. O que significa Natal para você?

Família. Magia. Paz. Amor.

2. O que você mais gosta no Natal?
As reuniões familiares à volta da mesa (sou taurina! :D ). O calor humano que se vive cá dentro x o frio lá fora tão característico desta época (só falta a neve para completar o quadro). As conversas, muitas. O sorriso estampado nos rostos. O clima natalício que se vive nas ruas, com a musica e decoração (infelizmente, a minha cidade está muito pobre nesse aspecto – contenção de despesas).  

3. Como foi seu Natal passado? Bom ou ruim? Teve alguma tristeza? Teve alguma gentileza?
Foi passado aqui em casa, como habitualmente, com alguns familiares e amigos. Foi bom. É sempre bom. Pena que faltaram alguns elementos da família, os que vivem fora do país e os que os foram visitar nessa época.

4. Qual a lembrança natalina mais marcante?
Foram várias, mas não posso deixar de mencionar a minha infância, aquela época em que era o menino Jesus que colocava as prendas no sapatinho e ainda não se ouvia falar em Pai Natal. Eu e a minha irmã e noutro ano a minha prima mais velha, deitadas e a fazer um esforço enorme para não adormecer, para durante a noite nos levantarmos e correr à chaminé para retirar os presentes. Coisas simples, mas que nos encantavam. Era a magia do Natal.

5. Onde ou com quem você gostaria de passar o seu Natal?
Nos mesmos sítios de sempre. Na minha casa ou de familiares, com aqueles que me são queridos. Mas também podia ir à Lapónia, na Finlândia, visitar o Pai Natal. 😉

6. Fale sobre uma saudade.
De voltar a ter os meus irmãos todos reunidos na noite ou dia de Natal. Somos quatro. Com a minha irmã fora do país, isso nem sempre é fácil. E depois, cada um tem outra família e outras casas onde ir também. Mas, a minha casa é sempre um ponto de encontro para todos. E do meu pai…(sem mais palavras)

7. "Na minha noite de Natal não pode faltar..."
A família, claro! Desde que estejam, tudo o mais é secundário. Mas, também dá jeito ter a mesa farta para irmos petiscando. ;) 


As outras meninas (e menino) participantes:
(visitem os seus blogs e vejam quantas sugestões bonitas têm para este Natal)

 Cintia Carmelin  →  Coisinhas da Kika Artesanato e Dicas 

 Paula Cardoso  Magia nas Palavras 

 Priscila Sawa  Disse o Corvo

 Marcia Schorn  Coisas de Lainizinha 

✩ Jess Alem  →  Jess Alem 

 Juliana Alves Litost

✩ Paty Dibona Paty Dibona 

✩ Evandro AtraenteMente 

✩ Paloma Primaveras de Dezembro



                                                                                                    Créditos das fotos: maga rosa

16 comentários:

  1. Adorei conhecer um pouco de sua cidade, ela é linda em todos os aspectos, e fico feliz por também conhecer um pouco de ti. Beijos!
    Litost

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Juliana. Bem que gostaria que esta fosse a minha cidade, mas é a cidade do coração e da alma também! ;)

      Eliminar
  2. olá , tudo bem ? Adorei não só o post como conhecer esse lugar magico o qual não sabia da existencia . Òbido com esse estilo medieval me facinou e não é a toa que é considerada uma das sete maravilhas de Portugal . Fiquei realmente encantada com tudo e principalmente com a decoração natalina . Obrigada por compartilhar meu blog nesta postagem . Tenha um òtimo Natal . Bjsss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) Óbidos é realmente mágico (pelo menos aos meus olhos) e já foi dote de várias rainhas no decorrer dos séculos. Acabou por se tornar um local muito turístico, com grande afluência de portugueses e estrangeiros, sobretudo quando lá existem eventos deste género. Eu prefiro quando encontro uma Óbidos mais calma, mas é sempre interessante de se visitar... :)
      Feliz Natal tb para si! Bjs

      Eliminar
  3. Rosa, sempre me encanto com as paisagens de Portugal, é tudo tão imensamente bonito. Essa vila é simplesmente perfeita. A vila Natal então, cada opção mais fascinante que a outra. Já aconteceu comigo de estar sozinho em um lugar assim tão perfeito e cheio de opções para fazer e cenários para fotografar. Às vezes pedimos um favor a alguém que passa, mas nem sempre é possível. É um lugar para estar com outras pessoas, mas se não dá, acabo me aventurando sozinho também. Obrigado pela oportunidade de participar dessa tag com vcs. Desejo a todos um natal maravilhoso e um ano novo repleto de boas surpresas para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso Evandro! Quando se gosta de fotografia até sozinhos vamos, mas acabamos na maior parte das vezes a não aparecer em nenhuma foto, como se não tivéssemos estado lá. :D Numa época em que as tecnologias avançaram tanto e quase todos têm telemóveis de topo, que tiram boas fotografias, se peço para me tirarem fotos com a minha máquina quase sempre se esquivam. Acho até que ficam com medo de pegar na máquina fotográfica! ehehehheh
      Foi muito bom termos participado nesta tag. Feliz Natal!

      Eliminar
  4. acheeei super interessante. assumo que não conhecia. mas achei lindo por demais cada cantinho mostrado

    ResponderEliminar
  5. É meu sonho conhecer Portugal, as fotografias estão lindas. O espírito natalino em Óbidos fará qualquer um entrar no clima rapidinho, certeza. Essa Ginja D'Óbitos é bem famosa, fiquei com vontade de provar haha. Minha cidade também está carente de decorações esse ano mas é por conta dos vândalos, ano passado destruíram Papai Noel gigante no bosque, depois disso eles cortaram decoração, uma pena né? Muito obrigada por colocar meu link na tag, amei o teu post Maga. Beijão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D Muito famosa mesmo! :)

      Que pena que haja sempre alguém para estragar o que outros fazem com tanta vontade pelo bem estar público. Aqui cortaram mesmo para não gastar euros. É pena, mas fazer o quê?... Beijocas :)

      Eliminar
  6. Olá!
    Não conhecia Óbidos, mas estou encantada com a beleza do lugar! A vista é encantadora e o castelo um sonho!
    A decoração da cidade está maravilhosa, fiquei com vontade de conhecer. Nunca fui a Europa, mas com certeza quando tiver oportunidade, vou visitar e conhecer esta vila Medieval.
    Obrigada pela parceria na TAG de Natal, amei seu post!
    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por passar aqui no cantinho da maga e deixar o seu testemunho. Um feliz Natal!

      Eliminar
  7. Tenho a leve impressão de já ter ouvido falar sobre essa cidade, Óbidos, mas não a conhecia, achei lindinha, parece que toda ela fica natalina nessa época né? Bem decorada e cheia de atrações, uma boa opção de passeio. O castelo é lindo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é uma vila medieval com forte destino turístico, por isso é bem possível que já tenha ouvido falar sim, ou então visto na net... ;)

      Eliminar
  8. Oi, tudo bem? Que cidade mais linda, com construções antigas. Achei bem parecida com as cidades históricas do Brasil, em Minas Gerais para ser mais certeira. Obrigada por compartilhar isso tudo. Agora já posso colocar Óbidos na minha lista de viagens futuras. Um abraço!

    Ah! Obrigada por me indicar na sua tag... só tem um errinho. Meu nome é só Paty Dibona e não Paty Dibona Evandro hehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Paty pelo reparo. Todos somos passiveis de erros! ehehehhe (era o nome a seguir e ficou junto) ;)

      E sim, Óbidos é mesmo uma cidade histórica, já do tempo das invasões mouras e que posteriormente foi dote de casamento dos reis às suas rainhas.

      Eliminar